Base de Conhecimento

Você está aqui: Suporte > Base de Conhecimento > Domínio > O que é um domínio.

			

O que é um domínio.

O que é um domínio?

Basicamente, domínio é o endereço que você digita na barra do seu navegador para levar a um site. Veja, por exemplo: www.axonline.com.br é o domínio da AXONLINE. Em linhas gerais, investir em um domínio é criar uma identidade exclusiva da sua marca na internet.
O ideal é que o domínio da sua empresa seja: www.nomedasuaempresa.com.br. No entanto, como existem empresas com nomes similares, é provável que esse domínio já esteja sendo usado.
Nesse caso, você precisa ter criatividade, uma vez que o endereço do seu site precisa ser simples, de fácil memorização e, principalmente, fazer sentido para o seu negócio.

Extensões

Há uma lista enorme de extensões à sua disposição. Além das mais conhecidas “.com” e “.com.br”, podemos destacar “.net” e “.emp”, usadas por empresas; “.eco”, por sites relacionados à ecologia; “.edu”, normalmente utilizada por universidades; e “.gov.br”, usada por instituições do governo federal.
O Registro de Domínios AXONLINE oferece mais de 50 opções de extensões, confira e encontre a que mais combina com o seu negócio.
Quando a extensão termina com “.br”, ela indica que o domínio é do Brasil. O mesmo vale para os outros países, por exemplo: “.pt” de Portugal, “.jp” de Japão e “.ar” de Argentina.
No entanto, a extensão não precisa contar, necessariamente, com a terminação do país. Por isso é comum encontrarmos muito sites brasileiros com apenas a extensão “.com”.
Outra prática comum é o registro de várias extensões para um mesmo nome, por exemplo, “suaempresa.com”, “suaempresa.com.br” e “suaempresa.net”. Dessa maneira, a empresa garante a exclusividade do seu nome, impossibilitando que outra pessoa utilize o mesmo nome, porém com uma extensão diferente.

Benefícios de registrar um domínio

Não importa se você possui um blog, um site ou uma loja virtual, registrar um domínio traz diversos benefícios, a começar pela segurança e evidência da sua marca na internet. Como você conquistou a exclusividade de usar aquele endereço, você passa a ter mais exposição.
Além disso, um domínio pago é muito mais fácil de memorizar do que um gratuito, no qual o nome do provedor aparece no meio do endereço, por exemplo: nomedaempresa.outrosite.com.
Do ponto de vista do usuário, um site registrado com um domínio pago gera muito mais credibilidade. Ele indica que você está investindo na sua empresa para garantir um ambiente seguro no mundo online. Essa percepção também se estende quando você consegue criar e-mails personalizados, como “contato@nomedaempresa.com.br”.
Outra vantagem está na hora da divulgação. Quando o endereço do seu site é semelhante aos seus perfis nas redes sociais, por exemplo, fica muito mais fácil para o usuário lembrar. Além disso, os principais buscadores, como Google e Bing, priorizam sites com domínio pago.

Investimento

Para registrar o domínio do seu site, você precisa desembolsar uma pequena quantia, geralmente, anual. Uma vez registrado, você tem preferência sobre o nome na hora de renová-lo.
Garanta já o domínio do seu site, antes que alguém registre o “domínio perfeito” antes de você!


Esta resposta lhe foi útil?

Adicionar aos Favoritos Adicionar aos Favoritos

Imprimir este Artigo Imprimir este Artigo


Navegação Rápida